RSS

Riscos Associados ao Manejo do Trator Durante a Condução

30 out

     Para a operação do trator na lavoura, muitas vezes o operador tem que se deslocar com a máquina por longas distâncias para chegar até a mesma, sendo assim, são necessários vários cuidados na condução dessas máquinas com o intuito de evitar acidentes. Alguns cuidados durante a condução devem ser tomados como:

  • O trator é uma máquina agrícola que trabalha com o intuito de gerar força e potência, portanto não se deve deslocar em velocidades excessivas, a fim de evitar a perda de controle, sempre utilizar velocidades que permitam um deslocamento seguro.

  • No trator existem dois pedais de freios, um para cada roda, para auxiliar na realização de curvas com o intuito de reduzir o ângulo de giro, porém, durante a condução em estradas recomenda-se o travamento dos pedais para que assim caso necessário possam ser freadas as duas rodas simultaneamente. 

  • Nas manobras de cabeceira, é recomendado reduzir a rotação do motor e utilizar os freios para auxiliar nas manobras, tendo cuidado para não exagerar evitando assim a perda do controle da máquina.

  • Em caso de aclives, evitar trocar de marcha para evitar a perda de controle do trator, já nos declives o operador deve utilizar o freio motor e os freios do trator com o intuito de manter a velocidade adequada na descida, jamais o operador deve pisar na embreagem, descer em ponto morto ou trocar de marcha, evitando assim a perda de controle da máquina.

  • Não se deve sobre hipótese alguma carregar pessoas além do operador no trator, isso é uma prática de alto risco que pode gerar sérios danos a pessoa, pois as proteções oferecidas pelo trator se limitam a proteger o operador.

  • Na carreta agrícola também não devem ser levadas pessoas, pois a mesma não oferece proteção em caso de acidente.

  • Quando for necessário transitar próximo a barrancos e/ou valas, deve-se manter uma distância mínima segura de dois metros, pois com esse procedimento de segurança é possível evitar que haja desmoronamento e consequentemente o tombamento da máquina.

Fonte : Prof Dr. Leonardo Monteiro Coordenador do LIMA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.486 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: