RSS

Publicações – Conheça seus limites

31 jul

 

O fator humano

Limitações humanas são a causa da maioria dos acidentes. Estas limitações dependem  da natureza de cada indivíduo e são relacionadas a problemas físicos, fisiológicos e psicológicos.

Limitações físicas

Regras Gerais

• É importante conhecer as suas próprias limitações físicas para o trabalho a ser executado, reduzindo assim o risco de acidentes.
• As características individuais influenciam tais limitações físicas (peso, dimensões, desenvolvimento muscular, idade, atividade de formação, etc).

Em qualquer caso, a força que uma pessoa normal pode exercer, esta relacionada com o período em que se aplica esta força. Um homem trabalhando de maneira contínua pode desenvolver uma potência de 70-140 W, enquanto que de maneira instantanea pode chegar a mais de 3000 W. Para realizar o trabalho com segurança,exige-se a participação ativa dos sentidos, especialmente a visão, que controla 90% do nosso trabalho, e a audição. Ao se forçar a visão podem ocorrer dores de cabeça, fadiga e cansaço.

O ouvido é adaptado a uma grande variedade de situações de som, embora a sua capacidade de percepção é afetada com a idade e pela xposição continuada a sons de elevada intensidade. Jovens inexperientes e idosos com capacidade física reduzida pela idade têm maior risco de sofrer acidentes.

Recomendações de Segurança

Para trabalhar com segurança evitando a fadiga, recomendamos:
Posicionar-se no posto de trabalho numa posição cômoda, confortavel;


Conhecer e trabalhar dentro de suas próprias limitações ( tamanho, idade, força, etc.) e utilizando 25% da aptidão muscular, pode-se trabalhar por um período de tempo maior.

Fazer pausas frequentes e de curta duração durante a jornada de trabalho.

Nunca superestimar sua habilidade de reação, precisamos sempre de 1 / 3 de segundo para iniciarmos a reação.

Nos controles e contatos entre o homem e a máquina, respeitar as condições ergonômicas (dimensional e outros), fazendo com que o individuo possa executar o manejo da máquina de forma segura.

A plataforma de operações deve ter as seguintes características:

Alavancas e pedais dispostos de maneira acessível no posto de trabalho.

As alavancas e controles devem exigir esforços de acionamento compativeis com o  tipo de trabalho, e proporcional ao elemento do corpo que vai acioná-la.

Os controles da máquina devem ter uma resposta logica para a ação que os aciona.

Associação de cores dos dispositivos e controles informando os riscos, ou aviso de situações de perigo (vermelho, amarelo, verde, etc.)

Apoio e assentos confortáveis, coerente com a posição de trabalho e ajustável ao peso e as dimensões da pessoa que ocupa.


O acesso confortável e seguro, com suporte para mãos e pés.

Fonte: http://www.diadecampo.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: